Healthy tummy #1: bolo de espinafres com chocolate


Bolo de espinafres com chocolate

Á primeira vista pode não ser o bolo mais apetitoso do mundo, mas o sabor surpreende pela positiva.


"Um bolo verde? Prova tu primeiro e depois eu decido se enfrento esta aventura." — respondia eu, quando a mãe do meu namorado apresentou esta receita. A verdade é que a palavra espinafres por si só não traz boas recordações, com a exceção dos episódios do Popeye.

Primeiro hesitei, depois tentei sentir o aroma e no fim resolvi deixar o aspeto de lado e acreditar que podia ser uma agradável surpresa. E não é que foi mesmo? Agora é uma das minhas receitas de eleição. Toma nota dos ingredientes e não te esqueças de subscrever o canal aqui.


Ingredientes: —Espinafres (250g); —Ovos (4 gemas e claras); —Óleo de girassol (1,5dl); —Açúcar de Stevia (1 chávena de chá); —Farinha de centeio (2 chávenas de chá).


Cobertura: —Farinha maizena (1 colher de sopa); —Leite magro (250ml); —Açúcar de Stevia (meia chávena de chá); —Chocolate negro (60g); —Manteiga Becel (1 colher de sopa).


Preparação:

Na liquificadora coloca o óleo de girassol, as gemas e os espinafres. Bate até que fique com a consistência de puré. Depois, acrescenta o açúcar e a farinha.


Bate as claras em castelo e envolve cuidadosamente na massa.


Agora é o momento de ligar o forno a 180.ºC e de untar a forma com manteiga. Ah, e não te esqueças de polvilhar com farinha – ou podes utilizar uma forma de silicone.


Leva o preparado ao forno durante 30 a 40 minutos.


Et voilá, eis o bolo de espinafres. Retira-o do forno e deixa arrefecer. Entretanto, trata da parte mais gulosa desta receita, ou seja, a cobertura de chocolate.


Põe uma colher de farinha Maizena junto ao leite, coloca a mistura num tachinho e adiciona os restantes ingredientes. Leva ao lume e mexe até engrossar.


Já está? Agora só tens de deixar arrefecer.

Também vais querer ler isto