3 receitas para um Dia dos Namorados saudável


Como prometido no vídeo em que dei sugestões para os solteiros terem o melhor Dia dos Namorados, aqui estão três receitas para deprimirem (ou não) de forma saudável.



Aquele cenário de que os solteiros estão deitados na cama, com lenços de papel por todo o lado e uma caixa de chocolates na mão é passado. Seja porque a relação acabou há relativamente pouco tempo ou porque nos sentimos sozinhos nestas datas, nada disto justifica passar o dia a deprimir.


Costumam ouvir músicas tristes a 14 de fevereiro? No último vídeo do canal sugeri três opções que vos vão fazer dançar. Vão ver filmes com histórias de amor com finais felizes? Também tenho alternativas completamente opostas. Ou seja, com finais tristes, para perceberem que nem nos filmes tudo é um mar rosas.


Se já tinham uma lista de compras só para o corredor dos chocolates do supermercado, esqueçam. Não vale a pena engordarem por causa de um único dia. Não, também não têm de deixar de comer. A Miúda tem três receitas que parecem calóricas mas, na verdade, não são. Estão todas abaixo.


1. Choco Mug Cake


Vão precisar de...


— Dez gramas de óleo de coco; — 30 gramas de chocolate preto para culinária; — Uma colher e meia de chá de manteiga de amendoim; — Um ovo; — Uma colher de sobremesa (cinco gramas) de açúcar de coco ou xilitol; — Uma colher de sopa de farinha integral; — Uma colher de café de fermento em pó; — Pepitas de chocolate para decorar.


Agora só têm de...


Misturar os ingredientes secos e os ingredientes líquidos separadamente. Depois, acrescentam gradualmente a mistura dos líquidos aos sólidos e vão mexendo sempre até misturar bem. Podem untar a caneca com um pouco de óleo de coco, colocar a mistura e levar ao microondas durante um a dois minutos, dependendo do microondas. O resultado é algo mais ou menos como na imagem acima.


2. Muffins com dois ingredientes


Vão precisar de...


— 280 gramas de frutos oleaginosos a gosto (amêndoa, caju e avelã); — Cinco ovos. Opcional — Canela; — Noz moscada; — Mel ou açúcar de coco.


Agora só têm de...

Comecem por pré-aquecer o forno a 180 graus. Depois, coloquem os frutos oleaginosos num processador e triturem até obter farinha. Numa tigela devem bater os ovos e juntar a farinha. Se quiserem, adicionem as especiarias a gosto e o mel ou açúcar de coco. Depois, basta colocar a mistura em formas, levar ao forno durante 25 minutos e está prontinho.

3. Leite condensado saudável


Vão precisar de...


— Uma lata ou pacote de leite de coco (cerca de 400 mililitros); — Um terço de uma chávena de açúcar de coco (cerca de 73 gramas); — Baunilha (opcional).


Agora só têm de...


Num tacho, coloquem o leite de coco e o açúcar de coco. Com o lume médio, podem ir mexendo de vez em quando com uma vara de arame. Quando levantar fervura devem baixar o lume para não queimar. A mistura vai engrossar e estar pronta quando reduzir para cerca de metade ou até obter a consistência desejada. Este processo demora cerca de 30 a 40 minutos. Depois, é só deixar arrefecer e guardar num frasco de vidro. Podem conservar o leite condensado no frigorífico durante duas semanas. Mas não abusem na quantidade, sim?


Já experimentei todas as receitas e são ótimas! Foram inspiradas em receitas do blogue de alimentação saudável "Manias de Uma Dietista". Passem por lá e conhecem outras receitas.


Feliz dia dos Namorados, Solteiros!

Também vais querer ler isto